As programações das emissoras de TV aberta e de rádio já sofreram alterações desde a manhã de sexta-feira, isto porque teve início a propaganda eleitoral gratuita. Até 29 de setembro, em dois horários no rádio, e em dois horários na TV, além das inserções ao longo da programação, os candidatos a presidente, governador, senador, e deputado federal e estadual, terão a oportunidade de dizerem quem são, o número para votar na urnas, as propostas ou as principais áreas que vão se dedicar caso eleitos.
Leia também
Vitrine para candidatos, horário eleitoral começa nesta sexta-feira; veja quanto tempo tem cada postulanteRádio CDN entrevista candidatos ao Senado
No primeiro dia de propaganda, candidatos a governador, senador, e a deputado estadual tiveram espaço. Para o Piratini, dos 11 postulantes, 8 têm direito ao horário de veiculação. No sábado, será a vez de os candidatos à presidência da República e ao Congresso participarem da propaganda eleitoral gratuita. Eles também terão o espaço às terças e quintas-feiras durante o período.
Piratini
Com apenas 16 segundos, o menor espaço entre os candidatos, Ricardo Jobim (Novo) foi o primeiro a dar as caras na TV aberta. Ele disse que as campanhas eleitorais custam milhões de reais, mas que ele não está usando dinheiro público para concorrer.
Onyx Lorenzoni (PL) não falou durante a primeira exibição na televisão. O vídeo utilizado passou a mensagem de defender o Rio Grande, e mencionou que, junto do presidente Jair Bolsonaro (PL), ajudou a transformar a nação. O candidato teve 1m31s, sendo o terceiro com mais tempo de tela.
Com o maior tempo disponível na TV, por ter a maior coligação, Eduardo Leite (PSDB) usou dos 3min44s para, inicialmente, comentar o momento de renovação que começou no Estado a partir da eleição do ex-governador José Ivo Sartori (MDB), em 2014. Ele falou que a transparência voltou a ganhar espaço desde então, algo que se manteve durante seu mandato. O vídeo usado para a campanha apresentou o que o governo Leite fez para o Rio Grande do Sul, e reforçou que ainda pode fazer ainda mais na reeleição.
Vicente Bogo (PSB), que entrou na disputa há poucos dias do prazo final das convenções, após a desistência do ex-deputado federal Beto Albuquerque, foi o mais direto de todos. Nos 41 segundos que teve ele falou que irá resolver problemas como as filas de espera no Sistema Único de Saúde (SUS) e que apoia o agro e a produção rural.
Candidatos como Vieira da Cunha (PDT) e Roberto Argenta (PSC), com menos de um minuto cada, aproveitaram para reforçar suas jornadas, seja na vida pública, como na iniciativa privada, respectivamente. Cunha destacou ser brizolista e com mais de 40 anos de experiência, enquanto Argenta ressaltou suas origens humildes e como se tornou referência na indústria dos calçados, e assim gerando emprego e renda.
O último a falar na televisão foi o atual senador Luis Carlos Heinze (Progressistas). A locução citou que o candidato não tem medo de desafios, bem como apontou falhas da atual gestão, ao fazer uso de palavras como “descaso” e “basta de abandono” enquanto as imagens mostravam pessoas em situação de rua. O candidato falou ao final dos 58 segundos disponíveis e reafirmou a ideia de ser capaz para o cargo.
O candidato Edegar Pretto (PT) embora tivesse 1min33s a disposição, não foi ao ar, na televisão, no horário das 13h15min. O motivo teria sido uma falha técnica na emissora geradora da propaganda eleitoral no Estado. O Partido emitiu uma nota onde disse que o programa foi entregue a tempo para a veiculação
Propaganda eleitoral gratuita
Horários
No rádio
Presidente da República – Às terças, quintas e sábados, das 7h às 7h12m30s e das 12h às 12h12m30sGovernador de estado ou do DF – Às segundas, quartas e sextas, das 7h15min às 7h25min e das 12h15min às 12h25minSenador – Às segundas, quartas e sextas, das 7h às 7h05min e das 12h às 12h05min,Deputado federal – Às terças, quintas-feiras e aos sábados, das 7h12m30s às 7h25min e das 12h12m30s às 12h25minDeputado estadual e distrital – Às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h05min às 7h15min e das 12h05min às 12h15min
Na TV
Presidente da República – Às terças, quintas e sábados, das 13h às 13h12m30s e das 20h30min às 20h42m30sGovernador de estado ou do DF – Às segundas, quartas e sextas, das 13h15min às 13h25min e das 20h45min às 20h55minSenador – Às segundas, quartas e sextas, das 13h às 13h05min e das 20h30min às 20h35minDeputado federal – Às terças, quintas-feiras e aos sábados, das 13h12m30s às 13h25min e das 20h42m30s às 20h55minDeputado estadual e distrital – Às segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h05min às 13h15min e das 20h35min às 20h45min
Leia todas as notícias